O mapeamento corporal total é um exame não invasivo que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de pele. Na clínica Dermma utilizamos o sistema FotoFinder Dermoscope que permite aliar o mapeamento corporal total com a dermatoscopia digital. Está técnica permite a avaliação indireta in vivo da lesão e o gerenciamento das imagens, possibilitando a comparação posterior.
O propósito do exame é identificar o melanoma em uma fase inicial, quando ele ainda não é invasor, tendo maiores chances de cura e aumentando a sobrevida dos pacientes.
O mapeamento corporal total é preconizado para pessoas que já tiveram melanoma, possuem história familiar de melanoma, tenham múltiplos nevos ou apresentem a síndrome dos nevos atípicos (displásicos). Outros pacientes também podem se beneficiar como imunossuprimidos, história prévia de exposição solar intensa e intermitente e aqueles com pele, cabelos e olhos claros.
A videodermatoscopia, como também pode ser chamada, também auxilia no diagnóstico do carcinoma basocelular e espinocelular, algumas vezes reduzindo a necessidade de biopsias desnecessárias.
E qual a periodicidade do exame? O intervalo é muito individual. A maioria dos exames é realizada a cada 6-12 meses, porém algumas lesões podem ser avaliadas em curto prazo.
Dra Karen Scherer Bastos
Médica dermatologista
CRM 16152/RQE 14055