Você já deve ter percebido uma maior queda de cabelo em algum período da vida. A queda de até 100-150 fios por dia durante o ato de pentear ou ao lavar o cabelo é normal, mas pode merecer atenção quando for maior.
A principal causa de queda de cabelo é o eflúvio telógeno. O eflúvio telógeno tem esse nome porque acontece quando há uma perda acentuada dos cabelos que estão na fase telógena (fase normal da vida dos cabelos em que eles entram em repouso e se preparam para cair). Essa fase ocorre de forma periódica para troca dos cabelos, no seu ciclo normal de vida, mas fica aumentada nesse distúrbio por diversos fatores.
Normalmente a queda de cabelo inicia 3 meses após a causa e pode perdurar por 3-6 meses. As possíveis causas do eflúvio telógeno são as deficiências nutricionais como anemia, deficiência de vitaminas e zinco, dietas rigorosas, doenças gastrointestinais, doenças da tireoide, estresse físico ou emocional, pós-parto, cirurgias. O uso de alguns tipos de anticoncepcionais ou até mesmo a suspensão das pílulas podem ser causas do eflúvio.
Quando a causa é reversível ela deve ser tratada. No entanto, quando for irreversível (como por exemplo pós cirurgia, pós parto ou suspensão de anticoncepcional) deve-se apenas aguardar sua resolução. Existem, no entanto, outras causas de queda de cabelo. Como alopécia areata e alopécias cicatriciais. Algumas que podem até levar a alopécias irreversíveis!
Por isso, devemos sempre avaliar com um dermatologista quando percebermos sinais de queda de cabelo ou perda de volume capilar. O dermatologista fará um exame de tricoscopia para um melhor diagnóstico e tratamento correto da causa
Dra. Carla Martins
Médica Dermatologista
CRM-SC 18975 | RQE 14348